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CAETANO VELOSO
Caetano Veloso é considerado um dos artistas brasileiros mais influentes
desde a década de 60 e já foi chamado de "aedo pós-moderno". Em 2004,
foi considerado um dos mais respeitados e produtivos músicos latino-americanos
do mundo, tendo mais de cinqüenta discos disponíveis e canções em trilhas
sonoras de filmes como Hable con Ella de Pedro Almodovar e Frida de
Julie Taymor. Ao longo de sua carreira, também se converteu numa das
personalidades mais polêmicas e com maior força de opinião nacional. É uma das
figuras mais importantes da MPB, considerado internacionalmente um dos melhores
compositores do século XX, sendo comparado a nomes como Bob Dylan, Bob Marley e
John Lennon Paul McCartney.
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GILBERTO GIL
Gilberto Gil é uma das maiores personalidades da música brasileira,
reconhecido mundialmente. Sua carreira internacional já lhe rendeu um Grammy na
categoria Melhor Disco de World Music em 1998 e um Grammy Latino em 2003.
Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador e passou a infância em Ituaçu, no interior da Bahia, onde começou a se interessar pela música ouvindo Orlando Silva e Luiz Gonzaga.
Gilberto Passos Gil Moreira nasceu em Salvador e passou a infância em Ituaçu, no interior da Bahia, onde começou a se interessar pela música ouvindo Orlando Silva e Luiz Gonzaga.
· BABY CONSUELO
Baby do Brasil iniciou sua carreira como cantora do grupo Novos Baianos.
Oriunda de uma família de classe média alta, foi criada nas cidades de Niterói
e Rio de Janeiro. Começou a cantar e tocar violão ainda na infância, chegando
inclusive a vencer um festival de música em Niterói aos 14 anos, no qual
interpretou uma música do renomado maestro Eduardo Lages.
Em 1969, fugiu de casa para Salvador, Bahia, onde conheceu os músicos
Moraes Moreira, Galvão e Paulinho Boca de Cantor, assim como o guitarrista e
futuro marido Pepeu Gomes. Estava formado o grupo Os Novos Baianos, que, no ano
seguinte, lança seu primeiro disco, É Ferro na Boneca, pela
gravadora RGE Fermata. O trabalho coloca a banda na mídia nacional.
CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO
Mistura de vários estilos: rock, bossa nova, baião, samba, bolero...
Letras com tom poético, que abordavam temas cotidianos e camuflavam
críticas sociais (mas sem oposição política explícita). Uso constante de
guitarras elétricas. Mistura de tradições da cultura nacional e inovações
estéticas internacionais, como a pop art.
Luta contra barreiras comportamentais, defendendo, por exemplo, o sexo
livre.
A GUITARRA ELÉTRICA
A guitarra elétrica (AO 1945: eléctrica) (também chamada apenas de guitarra) é um instrumento musical pertencente à família das guitarras, cujo som é sempre amplificado eletronicamente. É um Instrumento de cordas (ou cordofone), ou seja,
o som é produzido
manualmente pela vibração das cordas como no violão, porém é transformado em sinal
elétrico devido a ação de captadores magnéticos (na maioria dos modelos).
Os sinais elétricos podem ser simplesmente amplificados e emitidos por
um alto-falante que converte os sinais elétricos em ondas sonoras, ou
pode ser modificado antes de ser novamente convertido em som pelo alto-falante.
Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de
diversas características de seu timbre, as guitarras elétricas são
utilizadas principalmente no rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em
outros gêneros musicais.
CONHECENDO SUAS RAÍZES: POP, ESTILO MUSICAL, ESTILO
DE VIDA
A música pop é geralmente entendida como a música gravada para fins comerciais,
muitas vezes direcionadas a uma audiência juvenil e que em sua maioria consiste
de canções relativamente curtas e simples com o uso de inovações tecnológicas
para produzir novas formas de composição em temas atuais.
O termo "canção de pop" tem registro de uso do ano de 1926, no sentido de uma obra musical "com um apelo popular". Hatch e Millward indicam que muitos eventos na história da música nos anos de 1920 podem ser vistos como o nascimento da moderna indústria de música pop, incluindo no country, no blues e na old-time music.
Grupos como The Beatles, Rolling Stones e ABBA tinham como característica da música pop a de concertos a amplas audiências com suas canções contrapostas à clássica. De acordo com o Grove Music Online, o termo "música pop" "foi criado no Reino Unido em meados dos anos de 1950 como uma descrição para o rock and roll e os novos estilos musicais juvenis. O The Oxford Dictionary of Music afirma que ao passo que a pop "tinha um significado inicial de concertos recorrentes a uma ampla audiência, desde o final daquela década, entretanto, o gênero tinha uma conotação especial de música não-clássica, geralmente na forma de canções, interpretadas por artistas como The Beatles, Rolling Stones, ABBA, etc. A fonte também declara que no início dos anos de 1960, o termo 'música pop' competiu de forma terminológica com a beat na Inglaterra, enquanto que nos Estados Unidos sua cobertura sobrepôs-se com a do rock and roll". O Chamber's Dictionary menciona o uso contemporâneo da expressão "pop art", da mesma forma que o Grove Music Online declara que "a música pop parece ter sido uma continuação dos termos da pop art e da cultura pop,
O termo "canção de pop" tem registro de uso do ano de 1926, no sentido de uma obra musical "com um apelo popular". Hatch e Millward indicam que muitos eventos na história da música nos anos de 1920 podem ser vistos como o nascimento da moderna indústria de música pop, incluindo no country, no blues e na old-time music.
Grupos como The Beatles, Rolling Stones e ABBA tinham como característica da música pop a de concertos a amplas audiências com suas canções contrapostas à clássica. De acordo com o Grove Music Online, o termo "música pop" "foi criado no Reino Unido em meados dos anos de 1950 como uma descrição para o rock and roll e os novos estilos musicais juvenis. O The Oxford Dictionary of Music afirma que ao passo que a pop "tinha um significado inicial de concertos recorrentes a uma ampla audiência, desde o final daquela década, entretanto, o gênero tinha uma conotação especial de música não-clássica, geralmente na forma de canções, interpretadas por artistas como The Beatles, Rolling Stones, ABBA, etc. A fonte também declara que no início dos anos de 1960, o termo 'música pop' competiu de forma terminológica com a beat na Inglaterra, enquanto que nos Estados Unidos sua cobertura sobrepôs-se com a do rock and roll". O Chamber's Dictionary menciona o uso contemporâneo da expressão "pop art", da mesma forma que o Grove Music Online declara que "a música pop parece ter sido uma continuação dos termos da pop art e da cultura pop,
CARACTERÍSTICAS ORIGINAIS DA MÚSICA POP
Musicologistas geralmente identificam as características seguintes
como normais ao gênero de música pop:
- Um
objetivo de atração a um público geral ao invés de a uma subcultura
específica ou uma ideologia;
- Uma
ênfase no artesanato em vez das qualidades "artísticas"
padronizadas;
- Uma
ênfase na gravação, na produção e na tecnologia em vez de apresentações ao
vivo;
- Uma
tendência de refletir tendências atuais a desenvolvimentos contínuos;
- Muito
da música pop é feito em função de dançar ou usa batidas
e ritmos destinados à dança.
O ponto principal da música pop é a canção, normalmente
entre dois ou três minutos e meio de duração e marcada por um elemento rítmico
consistente e perceptível, por um estilo dominante e por uma estrutura
tradicional simples. Variantes comuns incluem a forma verso-e-refrão e a
de versos curtos, que focam nas melodias e batidas cativantes, com um
refrão que se contrasta melódica, rítmica e harmonicamente em relação ao
verso. A produção e as melodias tendem a ser simples, com um
acompanhamento harmônico limitado. As letras das canções de pop modernas
tipicamente focalizam-se em assuntos comuns — comumente o amor e
relacionamentos afetivos —, embora haja exceções notáveis.
A harmonia na música pop geralmente é "como a da
tonalidade europeia clássica, só um pouco mais simples". Clichês
incluem a harmonia a capela (isto é, o movimento de uma
harmonia secundária a uma dominante e consequentemente a uma tônica) e à escala
pentatônica influenciada pelo blues. "A inserção de
paradigmas de círculos de quintas decaiu desde meados dos anos de
1950. As linguagens harmônicas do rock e do soul distanciaram-se
da influência abrangente da função dominante. (...) Há outras
tendências (talvez ainda identificáveis pelo uso do violão como um instrumento
de composição) — harmonias de ponto pedal, movimento firme por construção
diatônica, organização harmônica de modo e melódica — que fogem da
tonalidade prática e chegam a um sentido de tom menos direto, mas sim de mais
livre flutuação."
Referências:
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